Skip to main content

Adote uma JSR

English English | French | Spanish | German | Portuguese Brazilian | Chinese | Turkish | Arabic | Hebrew

Introdução

Este programa destina-se a incentivar os membros dos JUGs a se envolverem em uma Java Specification Request (JSR) e evangelizar a JSR em seu JUG, e comunidade Java em geral, a fim de popularizar a participação. As JSR cobrem todos os aspectos do ecossistema Java, como a nova API Date and Time que vem no Java 8 e as mais recentes APIs do Java EE 7 para cloud e muito mais! Este programa irá realizar os seguintes benefícios:

  • Obter um feedback mais cedo, deixando a API mais amigável para o desenvolvedor
  • Dar sua opinião, seja você um especialista ou usuário final
  • Ajudar para que as implementações de referência sejam concretizadas mais rapidamente, bem como os Kits de compatibilidade técnica (TCK)
  • Os JUGs podem ajudar gerenciando projetos open source que surgem em torno de uma JSR (gerenciando listas de discussão, atividades, etc)

Os benefícios para JUGs e os membros que adotam uma JSR, são obviamente esperançosos. Ótimos para colocar no CV, novas experiências técnicas e experiências com comunidades e muito mais!

A JSR-348 vem fornecendo abertura e transparência no modo como as JSRs são executadas, logo esta é uma grande oportunidade para todos nós ajudarmos o ecossistema Java a prosperar.

Foco como Laser

De uma maneira geral queremos reunir o entusiasmo e habilidades de desenvolvedores Java em todo o mundo, e então focar os esforços em áreas específicas das JSRs. Por exemplo, as últimas funcionalidades complexas do Java 8, vamos incentivar os membros do programa “Adopt a JSR" para que experimentem as últimas versões, evangelizem os betas dos projetos mais importantes e forneçam feedback sobre a utilização no dia-a-dia.

Um grupo menor de membros dos JUGs, que são realmente qualificados na área de projeto da linguagem (se você acha que a sintaxe tem pouca importância, então provavelmente isso não é para você) serão incentivados à contribuir mais diretamente. Isso inclui os entusiastas que estão dispostos à dedicar tempo para realmente aprender sobre o assunto. Yara do SouJava salientou no Devoxx, que essa é uma grande oportunidade para surgimento de novos especialistas em várias JSRs, logo esse é um caminho para quem quer seguir e se aprofundar.

Iniciando

Participe
Você pode participar no programa da seguinte forma:

  1. Registrar-se no projeto java.net!
  2. Participar das listas de email
    1. members@adoptajsr.java.net – lista global (em inglês)
    2. portugues@adoptajsr.java.net – para quem fala português (Adote uma JSR - Português)
  3. IRC: canal do irc #adoptajsr em irc.freenode.net
  4. Twitter: @adoptajsr (siga a hash tag #adoptajsr no twitter)
  5. Facebook: Faça um “Like” no Facebook
  6. Github: Participe no github Adopt a JSR Github Organisation


Regras das listas de emails e IRC
Etiqueta do Adopt a JSR

Passos iniciais

Sempre que você precisar de ajuda, por favor envie email para members list se não obtiver resultado envie para JUG leaders list.

  1. Obrigatório – Tenha certeza que o seu JUG é membro do JCP
    1. Caso não seja, então entre em contato com o seu Jug Leader para adicionar o seu Java User Group
  2. Opcional - Registre-se no JCP como membro individual. Isso é opcional, porque as regras de abertura e transparência que fazem parte da JSR-348 já foram aplicadas para a maioria das JSRs. Mas, você precisa fazer isso para contribuir com código + ter direito de votação e outros benefícios com essa associação !
    1. Obrigatório – Assinar o JSPA – Isso é um passo obrigatório para todas as contribuições que contenham propriedade intelectual (IP), é necessária permissão para fazer parte da JSR (por exemplo, o projeto de uma API com alguns métodos que você escreveu na para a sua empresa)
    2. Opcional – Se a JSR que você quer contribuir envolver o OpenJDK (por exemplo a linguagem Java e/ou a JVM), então você precisa seguir esses passos
    3. Opcional – Associe-se com o seu JUG (assumindo que o seu jug é registrado)
  3. Explore o site do JCP para ter uma noção de como é o processo de trabalho nas JSRs e quais as JSRs que estão lá atualmente.
  4. Dê uma lida no novo processo do JCP 2.8 para as JSRs
  5. Registre-se para o comitê executivo (EC) aqui
  6. Participe de um grupo local com o seu JUG para aquela JSR que você está interessado.
    1. Caso não exista crie um !
  7. Dê uma lida nas apresentações
  8. Veja as áreas que você pode atuar, incluindo mas não limitado à:
    1. Nosso Issue Tracker
    2. Adicional Glassfish/JEE itens do Adopt a JSR

Continue em #Leading_an_Adopt_a_JSR_effort para mais informações!